O final do mês de novembro para o Centro Social simboliza aniversário e, como toda festa, muita animação. Na tarde desta terça-feira (28), a instituição juntou sua turma que inclui colaboradores, diretoria, atendidos e famílias, voluntários, parceiros e autoridades; para celebrar 48 anos de existência, colaborando com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Fundado em 28 de novembro de 1969, pelo Frei Cirilo Maria de Piracicaba, o Centro Social é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de atender, defender e garantir os direitos da criança, do adolescente, do jovem e suas famílias. Tudo isso acontece por meio de ações socioassistenciais que promovem a integração e qualificação dessas pessoas para a inclusão no mercado de trabalho.
A programação deste aniversário contou com apresentações desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os adolescentes do grupo Bem viver I deram um show, cantaram em apenas uma música várias canções de ritmos e estilos diferentes, todas as letras tratavam de questões sociais.
“Essa apresentação foi resultado da Oficina de Multi Artes, que os atendidos tiveram no decorrer do ano. O contato com a música teve o objetivo de ampliar o conhecimento cultural, crítico e social dos adolescentes”, explicou Camila Santana, gerente do Centro Social.
Também fez parte da festividade o encerramento do Projeto Conexão Jovem – Projeto Voluntários BB FIA 2015, parceria da instituição com o Banco do Brasil, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do município de Votuporanga. O Conexão Jovem possibilitou, aos adolescentes atendidos no SCFV, desenvolver potencialidades através da comunicação e inclusão digital.
A comemoração foi finalizada com a entrega das, cerca de 1.500, garrafas PET contendo lacres de alumínio. A arrecadação é da Campanha Lacre Amigo que o Centro Social, juntamente com as escolas da cidade e a população, arrecadou em prol do Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos).
“São 48 anos de uma linda história de amor, feita de muitas histórias… É como nós usamos nossa frase: Centro Social – Projetos que transformam vidas! Só temos que agradecer a todos que contribuíram com este resultado”, finalizou Bader Lorente, diretora do Centro Social.