DICAS PARA SABER QUAL PROFISSÃO SEGUIR

Escolher a profissão que pretendemos exercer quando atingir a idade de prestar o vestibular não é tarefa fácil, embora para alguns jovens seja. Mas, caso você também se encontre nessa encruzilhada, trouxemos 10 dicas que podem ser a sua luz no fim do túnel. Vem saber o que você será quando crescer!

shutterstock_167617244.jpg

Imagem ilustrativa

1 – Quem decide é você

Cuidado para não ser influenciado por parentes e amigos. É o seu futuro que está em jogo, então quem tem que tomar essa decisão é apenas você, mas nada te impede de ouvir opiniões e conselhos de pessoas mais próximas.

 

2 – Sua decisão não precisa ser permanente

Acalme-se, decidir a sua profissão não significa que depois terá que seguir este caminho para sempre. Se quiser, poderá mudar de rumo sim. É muito comum adotar carreira diferente depois de formado.

 

3 – Do que mais gosta?

Autoconhecimento é fundamental para fazer uma escolha sensata. Algumas habilidades são possíveis de serem desenvolvidas, mas tem aquelas que já são vocação. Por isso, é muito importante que você saiba do que gosta. Comece fazendo uma lista com as matérias que mais se identifica, passatempos e assuntos de interesse.

 

4 – O que você faz bem?

É possível que você faça coisas rotineiras e seja muito bom nisso, por exemplo ser ótimo ouvinte, tenha facilidade com os números ou ainda saiba encontrar soluções criativas. Liste todas as suas habilidades, em caso de dúvida pergunte às pessoas próximas.

 

5 – Seu tipo de personalidade

Você é tímido ou extrovertido? Gosta de planejar tudo e repassar os detalhes ou prefere improvisar? Sente-se bem trabalhando sozinho ou em grupo? Liste os traços marcantes da sua personalidade.

 

6 – Faça um teste vocacional

Depois de ter refletido e listado sobre os seus gostos, habilidades e personalidade, chegou o momento de fazer o teste vocacional. Dentre as opções que existem, alguns vão dar a ideia da área de conhecimento de acordo com suas afinidades, outros apresentam várias opções de carreiras possíveis. É importante destacar que o teste é apenas para te dar algumas dicas dos campos de atuação que mais tem a ver com você, mas não é nada definitivo.

 

7 – Que tal uma orientação vocacional?

A orientação vocacional é um método desenvolvido por profissionais especializados em psicologia, capazes de guiar o estudante ou profissional em períodos de escolha ou mudança de carreira. Pode ser feita individualmente ou em grupo.

 

8 – Pesquise sobre as profissões que mais te interessam

Investigue sobre a carreira que pretende seguir, o tipo de curso que precisará fazer (bacharelado, licenciatura, tecnológico), como está o mercado de trabalho (favorável, saturado, estável), quais as opções de atuação, as empresas que mais contratam este profissional, onde estão as melhores vagas, etc.

 

9 – Converse com profissionais da área

Vale a pena bater um papo com alguns profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, com isso você saberá sobre os aspectos positivos e desafios daquela carreira. Caso não consiga falar pessoalmente leia reportagens e assista vídeos sobre o tema.

 

10 – Visite faculdades

Uma boa forma de descobrir sobre a carreira que você pretende seguir é ver de perto faculdades que oferecem o curso. Entenda a metodologia do curso e quais os principais desafios. Converse com o coordenador do curso, professores e alunos, isso vai te ajudar imensamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s