Trabalho na adolescência: aprecie com moderação

imagem

Foto ilustrativa

O início da carreira profissional é um marco na vida de todos e muitos preferem dar a partida bem cedo. O trabalho na adolescência pode ser um ótimo crescimento e amadurecimento, mas tudo tem que ser feito sem excessos e de forma que não prejudique os estudos, mantendo esse sempre em primeiro lugar.

A independência de começar a lidar com seu próprio dinheiro é a principal motivação dos jovens para entrar no mercado de trabalho, mas é importante procurar por empresas que valorizam a lei e ofereçam um ambiente apropriado.

Entre 14 e 24 anos a função é considerada como Jovem Aprendiz, que exige a criança matriculada em uma instituição de ensino, pública ou privada, e ainda em uma escola técnica vinculada com a unidade que oferece o emprego. Pela Lei da Aprendizagem toda empresa de médio ou grande porte deve ter entre seus funcionários de 5% a 15% de jovens aprendizes. A lei ainda traz restrições como não ser permitido o trabalho noturno, perigoso, penoso ou insalubre, e realizado em locais e horários que não permita a presença na escola normalmente.

A partir dos 18 anos, o adolescente já pode ingressar no mercado de trabalho definitivamente, em qualquer cargo e sem restrições, mas ainda é importante priorizar os estudos e a juventude.

O Centro Social de Votuporanga oferece o Programa de Aprendizagem, atendendo cerca de 130 adolescentes por mês, com ações voltadas à convivência e fortalecimento de vínculos, integração ao mundo do trabalho e a garantia dos direitos trabalhista e previdenciário, tudo adequado para a idade dos adolescentes.

Todo o processo de adaptação nessa nova fase na vida do adolescente deve ser acompanhada para que seja uma experiência positiva e com moderação. Conte com o Centro Social para isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s