A descoberta pessoal de um gosto musical acontece de forma natural, normalmente durante a adolescência, mas é importante que o contato com esse universo exista desde o início da vida.
A música é introduzida em escolas desde a idade pré-escolar, para motivar o desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial e a fala das crianças. Os resultados desse contato são cientificamente comprovados.
Fundamental, a música é uma opção para o início da formação do pensamento da criança e uma forma para que ela comece a se expressar e integrar ativamente a sociedade. Além disso, ainda ajuda a aprender e ganhar independência em atividades habituais, cuidar de si mesmo e ampliar o mundo de relações.
Esse contato constante com o universo musical também ajuda na hora da convivência com outras crianças, trazendo uma comunicação harmoniosa, resultado de uma segurança emocional e confiança ao ouvir uma música. Compartilhar músicas faz com que elas sejam compreendidas e criem um clima de ajuda e colaboração.
Além do estímulo social, as letras de canções infantis incentivam a alfabetização através de rimas e sílabas repetitivas, fáceis de serem registradas e reproduzidas por crianças que estão desenvolvendo sua fala, acompanhada de gestos que exercitam a memória e a concentração.
Junto aos gestos e a música vem a dança. A junção das duas atividades estimula a expressão corporal, coordenação motora e o controle rítmico do corpo.
Incentive o consumo musical consciente desde o princípio e ajude o crescimento do seu filho. Música é união, indiferente de estilo, país ou cultura.